Cesar Augusto Marchioro

Cesar Augusto Marchioro

CesarPossui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Mestrado e Doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência em ecologia e biologia de aranhas e insetos, atuando principalmente em temas relacionados à entomologia agrícola, tais como como biologia, ecologia, controle biológico, modelagem bioclimática e manejo integrado de pragas. Trabalhou com saneamento ambiental com enfoque na qualidade da água e no monitoramento de vetores e animais peçonhentos. Atualmente é professor Auxiliar I-A na Universidade Federal de Santa Catarina, onde ministra a disciplina de Zoologia Geral e Manejo Integrado de Pragas e Doenças para os cursos de Ciências Rurais, Agronomia e Engenharia Florestal. Além do grupo de pesquisa Agricultura Conservacionista, também é membro do grupo Ecologia de Ecossistemas, vinculados à UFSC.

Clique aqui para acessar o curriculo Lattes do pesquisadororcid-logo

Researchgate

NEMI

 Linhas de pesquisa:

 

 1. Biologia e ecologia de insetos

Esta linha busca realizar pesquisas sobre a bioecologia de insetos pragas em agroecossistemas, incluindo estudos sobre a influência da planta hospedeira e da temperatura sobre a biologia de insetos, a flutuação populacional em diferentes plantas hospedeiras, o papel dos fatores bióticos e abióticos na abundância de insetos pragas, bem como o emprego de controle biológico para redução populacional de pragas agrícolas. Espera-se com esses estudos fornecer subsídios para o desenvolvimento de programas de Manejo Integrado de Pragas, com o intuito de reduzir a utilização de produtos químicos no combate à insetos pragas.

2. Desenvolvimento de modelos fenológicos para pragas agrícolas e florestais

Nesta linha de pesquisa são realizados estudos que visam o desenvolvimento de modelos fenológicos capazes de prever a ocorrência de insetos pragas em campo. Busca-se com estes estudos desenvolver ferramentas que possibilitem coincidir medidas de controle com os estágios de maior suscetibilidade da praga em campo.

3. Modelagem de nicho ecológico

Esta linha de pesquisa visa compreender os fatores que influenciam a distribuição de espécies em escala regional e global. Estes estudos são utilizados para análise de risco de introdução de espécies de importância agrícola e florestal e compreensão do efeito das mudanças climáticas sobre a distribuição de espécies. Estas informações podem ser utilizadas para implementação de medidas quarentenárias que visem impedir a disseminação de insetos pragas, bem como compreender as vulnerabilidades relacionadas às mudanças no clima.